Dormir bem é muito importante para que o humano consiga se manter saudável, para viver mais e melhorar a qualidade de vida, além de garantir um dia muito mais produtivo. Dormir é tão necessário que todos nós passamos pelo menos um terço de nossas vidas dormindo. É algo que o corpo precisa para se recompor e se manter em ordem.

O sono de má qualidade consegue desorganizar o metabolismo e acaba prejudicando a produção correta de alguns hormônios, facilitando o surgimento de doenças como a depressão e a obesidade. São diversas funções que o sono tem para manter o organismo funcionando corretamente e por isso o tempo médio para um sono sem interrupções é de 6 a 8 horas diária.

SAIBA-O-QUE-É-E-PARA-QUE-SERVE-O-SONO

SAIBA O QUE É E PARA QUE SERVE O SONO

O Que é o Sono?

Sono é o estado fisiológico que corresponde ao período em que o corpo e a mente descansam. É um momento em que pausamos nossas atividades para se “desligar” e se renovar. No período em que dormimos o cérebro consegue realizar funções que não podem ser feitas quando estamos acordados.

Alguns especialistas dizem que a melatonina é o hormônio que avisa para o corpo que é a hora de descansar. Esse hormônio é produzido pela glândula pineal e começa a ser secretado quando o sol vai se pondo. Quando isso acontece, o corpo tem uma queda de temperatura de 1 ou 2° C e ainda diminui o ritmo da pressão arterial para que o corpo consiga descansar melhor.

Para Que Serve o Sono?

Uma boa noite de sono consegue melhorar nosso desempenho mental e físico e o cérebro desenvolve tarefas importantíssimas ao corpo. Essas funções são: regular a pressão arterial e o ritmo cardíaco, os músculos são devidamente reparados e os níveis de vários hormônios são equilibrados, entre outras funções. O metabolismo também funciona melhor quanto temos uma noite de sono sem interrupções.

Se a pessoa tiver um sono de qualidade poderá se beneficiar de uma memória fortalecida, terá mais facilidade em controlar o peso, melhora o humor, diminui o risco de doenças cardiovasculares, controla a diabetes e previne a depressão. O hormônio responsável pelo crescimento é liberado e com isso a pessoa tem menor chance de acumular gordura, melhora o desempenho físico e ainda tem uma proteção natural contra a osteoporose.