Antigamente apenas os idosos temiam os problemas de audição, mas depois que surgiram os aparelhos com tecnologias avançadas como o iPod, MP3, MP4 e os celulares, os jovens também estão enfrentando problemas do mesmo tipo. Esses aparelhos podem prejudicar a audição quando estão acima dos 80 decibéis e não podemos esquecer que o uso exagerado do fone de ouvido durante meses ou ao longo dos anos podem causar lesões irreversíveis e pode até levar a surdez.

Saiba-Quais-São-os-Riscos-de-Ouvir-Som-Alto

Saiba Quais São os Riscos de Ouvir Som Alto

Porque o Som Alto Prejudica a Audição?

Os danos causados pelo envelhecimento surgem depois dos 50 anos por conta das células auditivas que começam a morrer, mas não causam a perda completa da audição. Apenas ocorre a perda total se for causado por alguma doença como o colesterol alto, a hipertensão ou diabetes. Mas com a falta de cuidados com o ouvido, os jovens e adultos estão enfrentando problemas sérios que comprometem a audição precocemente.

Os sons do nosso dia a dia como as buzinas ou o trânsito, a falta de cuidados com o ouvido e a exposição ao som muito alto dentro de um ambiente podem causar danos aos ouvidos e prejudicar a audição. Quando os fones de ouvido são usados no volume máximo prejudica os ouvidos e acabam destruindo as células auditivas. Quando essas células são destruídas não existe como reverter a situação.

Os aparelhos portáteis possuem uma potência elevada que chega aos 120 decibéis. Os danos são ainda maiores quando as pessoas usam os fones de ouvido que foram fabricados para serem colocados dentro do ouvido, isso acaba potencializando o som e torna-se muito mais prejudicial que os fones que cobrem toda a orelha.

Quando a audição começa a ser danificada a pessoa vai perdendo a percepção dos sons e tem dificuldade em entender as palavras, esses problemas vão aumentando conforme a gravidade dos danos. Algumas pesquisas dizem que a memória também pode ser comprometida, pois a pessoa tem dificuldade em se recordar de alguns detalhes dos momentos passados.