Quando existe alguma lesão em nosso corpo, são feitos exames para identificar onde está o problema e assim conseguir resolver. Em alguns casos é preciso examinar o que está acontecendo por dentro do corpo, então existe a tomografia que permite a melhor visualização devido a radiação e também o raio X. Esses exames são limitados por estarem em escalas de cinza e no caso da ressonância a visualização é muito mais detalhada.

RESSONÂNCIA-MAGNÉTICA-COM-CONTRASTE-PARA-QUE-SERVE

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA COM CONTRASTE PARA QUE SERVE?

Como é Feito a Ressonância Magnética Com Contraste?

A ressonância magnética não emite radiação, mas forma um campo magnético muito forte quando o corpo da pessoa está dentro do aparelho usado para a ressonância. Por isso o exame não é indicado para pessoas que possuem válvulas cardíacas, próteses e implantes auditivos ou realizar o exame com qualquer outro objeto de metal como piercings. A ressonância magnética pode fazer um marca passo parar.

O contraste é aplicado no corpo apenas na ultima etapa da ressonância para melhorar a visualização dos vasos sanguíneos e dos tecidos para conseguir identificar o problema. Esse contraste ajuda em casos como tumores muito pequenos que não podem ser identificados em outros exames e com isso é possível saber se o tumor encontrado é benigno ou maligno.

Para Que Serve a Ressonância Magnética Com Contraste?

Este exame facilita o diagnóstico de todos os tipos de tumores cerebrais, malformação cerebral, derrames isquêmicos, derrames hemorrágicos, má formação vascular, tumores vasculares, aneurismas cerebrais, tromboses venosas, hidrocefalia, Hérnia de disco, Lesões de mielina, hematomas cerebrais, infecções cerebrais ou até mesmo é possível saber as causas de convulsões e crises epiléticas.

Esse exame deixa visíveis os problemas que não são detectados na tomografia. Trás uma melhor visualização da lesão e permite analisar as causas de diversos problemas para que possam ser tratados de forma correta.