O nome científico da gravidez psicológica é pseudociese. É considerado um transtorno psicológico que pode afetar mulheres, principalmente as que tem um grande desejo de engravidar ou as que possuem muito medo disso acontecer e também pode afetar alguns animais. Os sintomas são tão parecidos com os sintomas de uma gravidez verdadeira, que muitas mulheres só percebem o transtorno quando fazem o ultrassom e mesmo assim podem continuar sentindo os sintomas.

GRAVIDEZ-PSICOLÓGICA-QUAIS-OS-SINTOMAS

GRAVIDEZ PSICOLÓGICA: QUAIS OS SINTOMAS?

As Causas da Gravidez Psicológica

Uma mulher que deseja muito ser mãe mas não consegue ou que tenha um grande medo de engravidar estão vulneráveis a passarem por uma gravidez psicológica. Isso pode estar associado com um equilíbrio emocional grande, com a auto estima muito baixa, com alguma rivalidade, caso tenha acontecido um aborto recente, em casos de infertilidade, depressão ou até mesmo transtorno de personalidade. Mulheres casadas, com problemas conjugais ou com más experiências amorosas também estão vulneráveis.

Os Sintomas da Gravidez Psicológica

Os sintomas são muito parecidos com os sintomas de uma gravidez verdadeira, mas não existirá nenhum bebê. Ocorrem enjoos matinais, a ausência da menstruação, desejos, a barriga e as mamas podem crescer ou até mesmo poderá produzir leite materno. A gravidez psicológica acontece devido aos estímulos psicológicos vindos da hipófise e do hipotálamo, então aumentam a produção de prolactina e faz com que os sintomas apareçam.

Exames e Tratamento

Exames de sangue, testes de gravidez e ultrassons são os exames que indicam o surgimento do transtorno. O tratamento pode ser feito com o uso de remédios hormonais para fazer o corpo funcionar normalmente e também é necessário o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra para detectar melhor o problema.