A esquizofrenia é um transtorno mental muito grave e crônico que pode surgir a partir da adolescência em 1 a cada 100 pessoas. As pessoas que sofrem com o transtorno tem uma séria desestruturação psíquica, onde não conseguem lidar com suas próprias emoções e sofrem com falsas percepções. Todos os anos surgem vários casos de homens e mulheres que manifestam a doença pela primeira vez. Os homens costumam demonstrar os sintomas entre os 20 e os 25 anos, mas nas mulheres os sintomas se manifestam entre os 25 e os 30 anos.

ESQUIZOFRENIA-SINTOMAS-E-TRATAMENTO

ESQUIZOFRENIA – SINTOMAS E TRATAMENTO

Os Sintomas da Esquizofrenia

Alucinações: As pessoas esquizofrênicas começam a ouvir vozes que falam sobre sua vida, que comentam os acontecimentos diários ou que mandam reagir de uma forma diferente. Também podem acontecer alucinações visuais, olfativas ou táteis.

Delírios: O esquizofrênico começa a ter convicções de ideias totalmente falsas. Com isso pode começar a acreditar que está sendo observado a todo instante por câmeras ou que as pessoas só querem fazer o mal, entre outros delírios.

Diminuição da Motivação: A pessoa começa a desenvolver dificuldades em enfrentar as tarefas diárias, não consegue se concentrar, se torna apático, fica desanimado, fica isolado e sem vontade de conversar.

Alteração Afetiva: A pessoa que sofre com a doença é incapaz de demonstrar suas emoções ou demonstram emoções que não são compatíveis com o momento. Se comporta como se nada fizesse diferença e de um modo muito excêntrico.

O Tratamento

O paciente precisa ser tratado com medicamentos neurolépticos e antipsicóticos para evitar as reações psicóticas na fase onde a doença está mais avançada ou entre as crises, mas a maior parte dos pacientes precisam tomar os remédios sem interrupções. Também existem a necessidade do paciente passar por um tratamento psicossocial para dar a oportunidade da pessoa ser reintegrada à sociedade e à família.