O ar condicionado é o melhor aliado para deixar um ambiente refrescante o bastante e confortável, mas se não receber os cuidados adequados pode se tornar o grande responsável pela propagação de doenças no ar. Um ar condicionado que não recebe a manutenção necessária acumula sujeira em seu filtro e nas paredes internas, desta forma torna-se a causa de sinusites, crises alérgicas e outros problemas relacionados a doenças respiratórias.

DICAS-DE-COMO-FAZER-A-LIMPEZA-DO-AR-CONDICIONADO

DICAS DE COMO FAZER A LIMPEZA DO AR CONDICIONADO

Além de criar um ambiente proliferado por bactérias e fungos, o ar condicionado que não recebe a limpeza adequada pode ser danificado pela sujeira. O aparelho sujo começa a consumir uma quantidade maior de energia, pode gerar barulhos incomuns e pode começar a ter falhas no funcionamento, comprometendo a boa climatização do ambiente. Então podemos afirmar que a limpeza do ar condicionado é essencial para manter a boa qualidade do ar e para aumentar a durabilidade do aparelho.

Dicas Para Fazer a Limpeza Adequada do Ar Condicionado

Para começar a limpeza do aparelho basta remover e limpar o painel frontal com um pano seco ou lave apenas com água morna, deixe secar completamente. Retire o filtro de ar e faça a limpeza usando um aspirador de pó ou poderá lavar com água morna e detergente neutro se estiver muito sujo, deixe secar. Depois é só posicionar o filtro no lugar e fechar o painel. Nunca jogue água no painel e nem use produtos químicos para não danificar o aparelho

Faça a limpeza pelo menos uma vez por mês ou uma vez por semana caso for um ambiente que recebe muita poeira. Se o seu aparelho de ar condicionado está precisando de uma limpeza na parte interna, é muito melhor levar o aparelho para um bom técnico realizar o serviço. É interessante que faça isso uma vez todos os anos. Também é interessante que invista em aparelhos com o filtro HEPA, pois retém cerca de 99% das impurezas contidas no ar.