A rachadura nos pés é um problema presente na vida de diversas pessoas e causam muitos incômodos tanto aos homens quanto as mulheres. Não é apenas para manter a boa aparência, mas o cuidado com os pés é uma questão de saúde. Diversas coisas causam rachaduras nos pés, por isso os cuidados com precisam ser diários, isso serve para evitar sérias complicações como as dores e sangramentos causados por rachaduras profundas que atingiram a derme.

Como-Tratar-Rachaduras-Nos-Pés

Como Tratar Rachaduras Nos Pés

Como e Por Que Surgem as Rachaduras Nos Pés?

A pele é composta por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme. A camada que fica na parte externa é a epiderme e sofre com as agressões diárias. Nos pés, a epiderme sofre com o ressecamento, com a alteração climática e com o atrito que ocorre entre a pele e os sapatos. Como proteção contra essas agressões, a pele engrossa por causa do acumulo de queratose e neste caso podem surgir as rachaduras.

Outras coisas podem causar rachaduras nos pés como o uso frequente de chinelos, andar descalço, diabetes, doenças vasculares, micoses, desequilíbrio hormonal, má alimentação, sapatos inadequados e o uso de meias sintéticas. Com alguns cuidados é possível amenizar o problema.

Como Tratar as Rachaduras Nos Pés?

Se os pés estiverem com rachaduras mais profundas, é preciso consultar um dermatologista antes que o problema se agrave e corra o risco de adquirir algumas doenças graves devido à contaminação por bactérias.

Os casos mais simples podem ser resolvidos com a hidratação frequente da pele dos pés e com o passar do tempo às rachaduras vão sumindo. Aposte em cremes hidratantes especializados no tratamento de rachaduras que tenham como base a vaselina, lanolina, lactato de amônia ou ureia.