Qualquer pessoa já sofreu com a falta de sono algum dia na vida. O sono pode ter sido afetado pela ansiedade ou pela agitação que alguma situação causou, mas isso não significa que a pessoa sofre com a insônia. Uma pessoa pode demorar a dormir ou dormir pouco e mesmo assim não sofrer com a insônia. O ideal é dormir 6 ou 8 horas por dia, mas existem pessoas que necessitam dormir por um período menor e acordam bem.

INSÔNIA-CAUSAS-E-TRATAMENTO

INSÔNIA: CAUSAS E TRATAMENTO

O problema é caracterizado pela falta de capacidade de conciliar o sono. A pessoa pode ter dificuldades para dormir frequentemente, pode acordar no meio do período de sono e não conseguir dormir novamente pode acordar mais cedo que o normal ou coisas parecidas. O sono que não é considerado restaurador também pode caracterizar a presença dessa dificuldade em dormir.

A insônia pode ser classificada como crônica, ou seja, aquela que ocorre quase todos os dias por mais de um mês, como intermitente que surge de tempos em tempos e transiente que dura por algumas semanas ou apenas uma noite. As noites afetadas pela insônia pode deixar a pessoa irritada, com problemas na concentração, com pouca energia e trás cansaço.

Causas da Insônia

A insônia pode ser causada pela predisposição genética, por fatores sociais, físicos, psicológicos, mentais e biológicos. O problema pode ser causado pela depressão, por dores crônicas, distúrbios hormonais, por algumas medicações, transtorno de ansiedade, bebidas alcoólicas e também pode acompanhar outros distúrbios do sono como a apneia e parassonias. Existem pessoas que sofrem com a insônia idiopática, pois não existem causas para sofrer com a essa dificuldade em dormir.

O Tratamento Para a Insônia

Só um médico especializado pode diagnosticar as causas da insônia e indicar qual o melhor tratamento para cada pessoa. Existem casos em que o histórico do sono pode ser feito com uma espécie de diário feito pelo paciente, por uma entrevista com quem dorme junto com o paciente, por investigações especializadas ou com o tratamento de outras doenças que podem causar a insônia. Em alguns casos os pacientes são medicados de acordo com o tipo de insônia.