O cronotacógrafo foi criado por um alemão chamado Max Maria Von Weber e era usado em trens para medir a velocidade, o tempo e também à distância. Hoje em dia esse instrumento de medição é usado para fiscalizar e monitorar ônibus caminhões e os responsáveis em conduzir esses veículos. No Brasil o uso do cronotacógrafo é obrigatório em veículos que transportem mais de 4.536 kg de carga ou que tenham mais de 10 lugares para o transporte de passageiros desde 1997. Os instrumentos também precisarem passar por verificações pelo Inmetro, assim vários acidentes são evitados.

O instrumento consegue registrar simultaneamente e instantaneamente à distância e a velocidade do veículo, o tempo de trabalho, o tempo em que o veiculo é conduzido sem paradas e o tempo de cada parada. É usado um disco de papel especial que funciona como um diagrama e registra todos os dados que podem ajudar em denúncias de má condução ou servem como provas em acidentes.

INMETRO CERTIFICADO CRONOTACÓGRAFO

INMETRO: CERTIFICADO CRONOTACÓGRAFO

O Certificado Cronotacógrafo

Os veículos de transporte de passageiros ou de cargas que precisam usar o cronotacógrafo são obrigados a passar por uma avaliação a cada dois anos ou quando o equipamento passar por manutenção para obter o certificado. A avaliação é feita pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial) ou poderá ser realizado em um dos Postos de Ensaios autorizados.

Se não existir um Posto de Ensaio Credenciado na região, o motorista poderá passar por uma verificação em um posto cadastrado e receber um certificado provisório válido por três meses. Nesse período o veículo deve ser conduzido para o posto credenciado mais próximo para realizar outra verificação, receber uma nova selagem e obter o certificado definitivo.

Quem não cumprir a regra e estiver com o cronotacógrafo sem o lacre ou estiver com o certificado vencido pode ser multado entre R$100 3 R$ 1,5 milhão. A multa pode ser dada pelos órgãos responsáveis em realizar a fiscalização do trânsito. Se houver reincidência os valores dobram. Para maiores informações entre no www.cronotacografo.inmetro.rs.gov.br.