A sinusite é uma inflamação localizada nas mucosas dos seios da face. Os seios da face são os espaços revestidos de mucosas parecidas com as do nariz e está atrás da testa, das bochechas, do osso nasal e dos olhos. Quando essas áreas estão saudáveis, não existe nenhum acumulo de germe ou bactéria, pois o ar pode circular quando o muco consegue ser drenado. Caso contrário, vai acumulando muco e facilitando a entrada de bactérias e germes.

SINUSITE-SINTOMAS-E-TRATAMENTO

SINUSITE – SINTOMAS E TRATAMENTO

Os Sintomas da Sinusite Aguda

Surgem dores de cabeça em forma de pontadas, como se tivesse um peso na cabeça ou dores fortes, surgem exatamente nas áreas mais comprometidas do seio da face. Pode surgir uma obstrução nasal que dificulta a passagem de ar. Também podem aparecer secreções, cansaço, tosse, dores nos músculos, falta de apetite, coriza e febre.

Os Sintomas da Sinusite Crônica

Os sintomas são muito parecidos com a sinusite aguda, mas o que pode variar é a intensidade desses sintomas. Normalmente a tosse é o sintoma mais forte da sinusite crônica e pode piorar durante a noite quando a pessoa se deita, pela manhã também são constantes e diminuem ao decorrer do dia. Já as dores das áreas afetadas podem estar ausentes nesses casos.

A pessoa com a doença pode apresentar mal hálito, perda do olfato, fadiga e cansaço, febre, dor nos dentes, dor atrás dos olhos, dor de cabeça como se tivesse alguma pressão, congestão nasal, secreção amarelada, secreção esverdeada, secreção com presença de sangue, dor na garganta e também ocorre um gotejamento pós-nasal.

Tratamento

A sinusite aguda não exige o uso de antibióticos, geralmente as infecções desaparecem sozinhas com o tempo. Normalmente os antibióticos são receitados para melhorar as secreções e a tosse de crianças que ficam mais de 3 semanas sem apresentar melhoras. Também é receitado quando surgem febres de 39°C, muita dor de cabeça ou inchaço no rosto.

Normalmente o médico responsável, o otorrinolaringologista, pede alguns exames e receita alguns medicamentos que devem ser usados por determinados períodos. As pessoas que possuem sinusite crônica precisam de medicamentos que tratam as infecções causadas por fungos e bactérias. Pode ser necessário o uso de injeções contra alergias e splays nasais, mas nos casos mais avançados é preciso realizar uma cirurgia para drenar toda a área afetada dos seios nasais.