Quando pensamos em carnaval logo nos lembramos da festa brasileira que é comemorada com muita folia e com isso acreditamos que o carnaval é típico do nosso país, mas não é bem assim. O carnaval é muito presente em nossa cultura e até mesmo os estrangeiros acabam associando a festa com o Brasil, afinal o carnaval é comemorado com muita agitação, cores e música.

O carnaval pode estar muito associado ao nosso país, mas essa festa não surgiu no Brasil. O carnaval sofreu diversas transformações e passou por várias culturas desde a Antiguidade Clássica, sofrendo várias transformações. As festas antigas que levaram o mesmo nome eram bem diferente do Carnaval que conhecemos hoje em dia.

SAIBA-QUAL-É-A-ORIGEM-DO-CARNAVAL

SAIBA QUAL É A ORIGEM DO CARNAVAL

A Origem do Carnaval

As festas saturnais teve início na Roma Antiga e foram as comemorações que mais contribuíram para o surgimento do Carnaval. Essas festas serviam para comemorar as grandes colheitas e também para louvar as divindades, em especial Saturno, o deus da agricultura. Nos dias de festa os romanos saiam as ruas dançando, também soltavam os escravos e as escolas fechavam para que todos pudessem comemorar.

Nessas comemoração também existiam os carros navais que levavam mulheres e homens nus, é uma espécie de bisavô dos carros alegóricos que desfilam no Carnaval hoje em dia. Os carros navais receberam esse nome por ter um formato de navio. Alguns pesquisadores acham que a origem da palavra carnaval surgiu exatamente ai. Outros dizem que vem de uma expressão latina que significa “ficar livre da carne”, pois na Idade Média a Igreja Católica incorporou a festa como se comemorasse os últimos dias de liberdade antes que chegasse a Quaresma. Existia uma restrição imposta na Quaresma, que era ficar 40 dias antes da Páscoa sem comer carne .

O Carnaval No Brasil

Na Idade Moderna era comum a realização de bailes de máscaras, mais tarde foram incorporados os carros alegóricos e as fantasias. O carnaval chegou ao Brasil no século XVII e recebeu grande influência das festas de Carnaval realizadas na Itália e na França. Nesses países a festa contava com desfiles com pessoas vestidas de fantasias e máscaras de personagens conhecidos. No século XIX aparecem os primeiros blocos no Brasil e no século XX a festa se tornou mais popular no país. As marchinhas carnavalescas ajudaram no crescimento do carnaval.

No Rio de Janeiro surgiu a Deixe Falar que mais tarde se tornou a Estácio de Sá, a primeira escola de samba do país. O Carnaval foi ganhando um novo formato e então foram surgindo outras escolar no Rio de Janeiro e também em São Paulo. Então surgiram campeonatos que elegiam as escolas mais animadas e bonitas de cada Carnaval.