Os alimentos funcionam como um combustível ao nosso corpo, pois a boa alimentação consegue repor todas as nossas energias e os nutrientes necessários para manter o corpo em bom funcionamento. Também podemos dizer que a alimentação é algo que nos dá prazer, pois quando ingerimos algum alimento que gostamos, uma parte específica do cérebro é ativado e o corpo libera algumas substancias que dão uma sensação prazerosa.

Quando vamos nos exercitar é necessário ingerir uma quantidade maior de alimentos saudáveis para que o corpo tenha energia e a disposição antes e depois dos exercícios. Ao contrário do que muitos pensam, a alimentação correta e na quantidade certa também ajuda a acelerar o metabolismo e a emagrecer. Se a pessoa costuma ficar mais de 4 horas sem se alimentar, ficar em jejum absoluto ou até mesmo realizar exercícios físicos sem se alimentar, o metabolismo é prejudicado, a pessoa tende a comer uma quantidade de alimentos maior na próxima refeição e acaba ganhando ainda mais peso.

PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS EM JEJUM FAZ MAL?

PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS EM JEJUM FAZ MAL?

Quais os Efeitos da Prática de Exercícios em Jejum

Vários problemas podem ser provocados quando uma pessoa vai se exercitar sem se alimentar corretamente. Estará sujeita a ter uma crise de hipoglicemia, ou seja, quando existe uma baixa de glicose presente no sangue e isso causa visão turva, suor frio, náuseas, confusão mental, etc. Se a glicose sofrer uma baixa muito grande, a pessoa poderá sofrer desmaios, convulsões e em casos mais graves pode ficar em coma ou chegar a morrer.

Não existe nenhum estudo comprovando que fazer exercícios físicos em jejum é prejudicial à saúde, mas não tem como negar que existe os riscos e o metabolismo realmente é prejudicado. É importante se alimentar bem durante todo o dia e se possível de 3 em 3 horas. Para realizar os exercícios, é interessante se alimentar com comidas leves, com frutas e com cereais para dar energia ao se exercitar.