Saber administrar o dinheiro que ganha não é uma tarefa tão fácil, pois em quase todos os lugares vemos algum tipo de propaganda que nos incentivam a gastar dinheiro para ter uma vida melhor. Esse tipo de incentivo costuma funcionar muito bem com os adultos e ainda mais com as crianças. É nessas horas que descobrimos se sabemos administrar bem o nosso dinheiro ou não.

EDUCAÇÃO-FINANCEIRA-INFANTIL-SAIBA-COMO-ENSINAR

EDUCAÇÃO FINANCEIRA INFANTIL – SAIBA COMO ENSINAR

Com a educação financeira, uma criança consegue se desprender da alienação consumista, aprende como planejar melhor a forma de gastar o dinheiro que ganha e com mais responsabilidade. É interessante que os pais se preocupem em ensinar a criança o mais cedo possível para que a aprendizagem realmente construa uma responsabilidade financeira duradoura na vida da criança e para que isso seja permanente.

Alguns estudos comprovam que a educação financeira que uma pessoa carrega por toda a vida foi construída quando tinha apenas cinco ou seis anos de idade, pois o que se aprende nessa idade repetimos ao decorrer dos anos sem conseguir firmar mudanças. A educação financeira infantil ensina a investir, poupar, doar e a gastar de forma consciente.

Dicas de Educação Financeira Infantil

• Não dê tudo aquilo que a criança deseja na hora que deseja e seja firme, isso a torna mais tolerante a frustrações e muito mais responsável em várias áreas de sua vida.
• Dê um cofrinho a seu filho de presente para que ele aprenda a poupar dinheiro e conte o dinheiro junto com a criança quando o cofre já estiver cheio.
• Ensine a cuidar das notas e das moedas.
• Leve a criança para fazer pequenas comprar e ensine a conferir o troco.
• Se os pais não forem responsáveis com o dinheiro a criança também não será. Procure dar exemplos de responsabilidade financeira diariamente.
• Estabeleça um valor e data para a semana e troque pela mesada quando a criança tiver 10 anos. Dessa forma ensinará a administrar, poupar e a esperar.
• Poderá recompensar a criança quando realizar alguma tarefa extra como passear com o cachorro ou guardar os brinquedos do irmão mais novo. Só vale para tarefas que não façam parte das obrigações diárias da criança.