A infecção no intestino causado pelo parasita Entamoeba Histolytica é chamada de amebíase. Esse parasita vive no cólon conhecido também como intestino grosso e as vezes consegue invadir as paredes do intestino grosso causando a colite e diarreias. A infecção pode invadir outros órgãos como o fígado e também pode se espalhar no sangue.

AMEBA-SINTOMAS-DIAGNÓSTICO-TRATAMENTO

AMEBA: SINTOMAS, DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO

Podemos ver casos espalhados em todo o mundo mas o maior número de casos estão nos países tropicais e com saneamento precário como a África, a Índia, o México e alguns países da América do Sul. Nesses países os casos são graves, pois trazem maiores problemas de saúde. A ameba pode ser transmitida na água contaminada e por alimentos ou de pessoa para pessoa quando existe um contato com a boca e com a parte retal do infectado.

Sintomas

Normalmente os sintomas aparecem de 7 a 10 dias. Os sintomas são: cólicas abdominais, fadiga, muitos gases, diarreia constante, fezes pastosas com muco e algumas vezes com sangue, dor ao evacuar e perda de peso. Quando o problema está mais grave a pessoa começa a vomitar, ter febre, evacuar em forma líquida de 10 a 20 vezes por dia e sente uma sensibilidade maior no abdômen.

Exames Para Diagnóstico

A pessoa com suspeita de amebíase deve passar por um exame de sangue para detecção de amebíase, deverá fazer um exame chamado sigmoidoscopia que é feito na parte inferior do cólon e um exame feito com as amostras de fezes. Só assim é possível comprovar que a pessoa realmente está com o problema.

Tratamento

O tratamento varia conforme a gravidade, mas é muito comum que o médico oriente a tomar metronidazol por 10 dias. Medicamentos para amenizar a diarreia não é recomendado, pois pode piorar a infecção. Caso a pessoa apresente vômitos terá que receber medicamentos via intravenosa até esse sintoma ser amenizado. Após o tratamento será realizado novos exames nas fezes para saber se o problema foi eliminado.